FALTA DE PREPARAÇÃO ADEQUADA, INEXPERIÊNCIA, DISTÚRBIOS METABÓLICOS ETC. VÁRIOS SÃO OS FATORES PARA O RESULTADO NEGATIVO. COMO DEVEMOS PROCEDER QUANDO DAMOS DE CARA COM A “LUA” DE FOGO.
Praticar exercício físico em sensação térmica elevada é 5 vezes pior que no frio. A reação do corpo humano,é sempre de tentar se adaptar, e pode crer, ele vai tentar até o seu último suspiro. Não é à toa que observando de perto os corredores na chegada, percebe-se vários em estados de completo desespero. É nítido o esforço que cada um fez para conseguir completar a prova.
O calor em excesso pode nos trazer problemas simples e/ou graves como a cefaleia, náuseas, delírios, confusão mental, irritabilidade e calafrios. Persistindo, isso pode aumentar para a diminuição da Pressão sanguínea, haja visto o maior encorpamento do sangue, pela baixa líquida, em função da sudorese profusa, vômitos, falta de coordenação motora e Frequência Cardíaca elevada.
Para piorar, muitos fazem uma preparação equivocada ou criam táticas que não surtirão muito efeito, ou para piorar, aquele marinheiro de primeira viagem, cai de paraquedas e faz o que ele imagina que é certo. Pasmem, tem gente que faz isso. Ingestão de produtos duvidosos, excesso de isotônicos, largadas fortes, e por aí vai.
Ei, Psiuuuu! Que tal procurar um professor de Educação Física, um Nutricionista entre outros profissionais? Não estudamos à toa. Uma equipe multidisciplinar, é a chave de tudo. A orientação profissional pode te levar à glória e evitar problemas maiores.
Confira algumas dicas fáceis de serem seguidas para evitar problemas futuros:
Não espere sentir sede para beber água, saiba que seu corpo só vai te pedir água quando ele realmente não tiver mais suportando a grande perda de líquido;
Procure se proteger do sol, seja com protetor solar, ou com roupas mais longas, leves e com proteção contra raios solares, viseiras ou bonés, óculos;
Cuidado com o excesso de isotônico, pois nele a concentração de açúcar e eletrólitos pode prejudicar seu rendimento, em vez de melhorar;
Sempre leve um documento de identificação bem como dinheiro o suficiente para pegar um taxi;
E por fim, para mim a mais importante, nunca deixe de escutar os sinais que seu corpo lhe mostra, ninguém melhor que você para saber suas mudanças.
#firstrunners #corridaderua #correrfazbem #corrernalua #corrernoso#corridaderuadicas
Acesse nosso Facebook também!

Nenhum comentário:
Postar um comentário